sábado, 4 de maio de 2013

Odontologia Desportiva

A Odontologia Desportiva está em franca expansão no Brasil e no mundo e de fundamental importância para todos aqueles que praticam ou trabalham com esporte. É direcionada aos atletas profissionais e amadores, como também qualquer pessoa que pratica atividade física ou trabalha com esporte.

- Segundo a National Sports Foundation cerca de 5 milhões de dentes são perdidos por ano em atividades esportivas.

- Um dente infeccionado pode alterar em até 22% o rendimento de um atleta.

- Segundo a ADA – American Dental Association, pelos menos 200 mil traumas são evitados devido as prevenções destes acidentes fazendo – se o uso de protetores bucais.

- Má oclusão – um má engrenagem dos dentes gera problemas na mastigação, prejudicando a absorção dos nutrientes, assim como pode provocar desequilíbrios musculares, dores de cabeça, problemas na articulação têmporo-mandibular, desconforto e stress.

- Dentes ou gengivas infeccionadas – Compromete consideravelmente o desempenho físico e um atleta. Um canal aberto, por exemplo, significa 17% em média de queda no condicionamento físico. Doença no periodonto (gengiva e tecidos de sustentação) pode ser a porta de entrada das para outras partes do corpo, que via sangue, podem comprometer o coração ( endocardite bacteriana), as articulações dificultando na recuperação da lesões musculares e até comprometer a saúde geral do indivíduo .

- Respiração bucal – pessoas que respiram basicamente pela boca, os chamados respiradores bucais, têm um rendimento físico aproximadamente 21% menor se comparado aos que respiram pela nariz. Neste caso aparelhos ortodônticos podem ser indicados para aumentar o rendimento do atleta e melhorar a qualidade de vida do individuo como um todo.

- Amálgama – restaurações metálicas são contra indicadas para esportistas, pois o impacto sobre as mesmas pode acarretar em fratura dos dentes. Neste caso as obturações de materiais menos rígidos, como resinas e ionômeros, são mais indicadas.

- Esportes radicais - jiu-jitsu, karatê, judô e esportes de quadra como tênis, volley, futebol de salão, rugby, entre outros são os que mais os atletas apresentam fraturas dentais.

- Os protetores bucais, Segundo a Academia Americana de Odontologia Desportiva o uso deste aparelho diminui em até 80% o risco de trauma dental. .

Nas academias brasileiras 99,9% cometem esse erro gravíssimo que afeta seus alunos, não solicitando avaliação odontológica ficando esses atletas com perda do rendimento físico.

Estes e muito outros problemas podem estar presentes na boca de muitos atletas amadores e simplesmente não sabem.

De nada nos adianta termos um corpo bonito e “sarado” se não pudermos demonstrar nossa felicidade num simples e belo sorriso.

Fonte: www.espacodesaudebucal.com.br



Atletas marquem já sua consulta. Telefone: 3231984. 
Clique aqui conheça mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário