sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lesões de Corredor


Fuja das lesões


Cerca de 48% dos corredores brasileiros sofrem com algum tipo de lesão, a cada ano. Entre as mais comuns estão as traumáticas, causadas por acidente, como o entorse de tornozelo.
1 Fasciíte plantar: Inflamação da fáscia plantar. Entre as causas, aumento de treino, tênis inadequados e erros na corrida. Para evitar, invista em alongamentos, massagens e trabalho de correção da biomecânica.
2 Inflamação do tendão calcâneo: Entre as causas estão musculatura da panturrilha encurtada, desvios de pisada e treinos de subida. Faça alongamentos e correção da mecânica para evitar.
3 Tendinite patelar: O aumento da velocidade de pronação do pé e falta de coordenação entre o tornozelo e o joelho estão entre as causas. Para evitar, faça o fortalecimento muscular excêntrico do quadríceps e do tibial posterior.
4 Síndrome da banda iliotibial: Causada pelo encurtamento do compartimento lateral da coxa e aumento do volume de treino. Invista em alongamentos, aplicação de gelo e recuperação adequada entre as séries.
5 Estiramento posterior da coxa: O alongamento negligenciado e musculatura fatigada podem ser as causas. Faça aquecimento, aplicação de gelo, massagem e adequação nutricional.
6 Lesões do quadril: Entre as causas está a sobrecarga da musculatura de estabilização da pelve. Alongue-se, fortaleça a musculatura estabilizadora do quadril e faça a correção biomecânica do movimento.
7 Síndrome patelofemoral: Causada pela má biomecânica na corrida. Nos movimentos, a coxa não deve ultrapassar a linha média e a pelve não pode cair para o lado oposto. Para inibir, o melhor é fortalecer a musculatura do quadril.
8 Canelite: Causada pela fraqueza da musculatura da perna ou excesso de volume ou intensidade de treino. Fortaleça a musculatura da perna e faça uma boa recuperação entre as séries de corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário