quarta-feira, 10 de abril de 2013

Corrida: saiba como enfrentar os dias frios


Como é difícil deixar a cama quentinha e aconchegante  para encarar os treinos de corrida nos dias frios. Mas há algo que pode convecer os atletas a saírem de casa mesmo com as temperaturas baixas e o céu cinzento. A chegada do Inverno pode significar uma época de tempos baixos e recordes pessoais, desde que sejam tomados todos os cuidados necessários para correr bem e com saúde na estação mais gelada do ano.
Com precaução e orientação, os tempos podem cair paralelamente à temperatura. Afinal, com um clima ameno, o corpo não aquece tanto, a frequência cardíaca acaba não subindo como em dias quentes e não se perde tanto calor. A tendência é que o corredor economize energia, conseguindo, então, melhores marcas. Apesar do clima ameno e a possibilidade de melhores marcas, os esportistas não devem alterar seus treinos, ou seja, o cansaço com a atividade física acontecerá da mesma forma, por isso se deve realizar a rotina que está acostumado, sem exageros. 

Para que a corrida seja prazerosa no Inverno, estação que inicia em 21 de junho, vale ficar atento à alimentação, hidratação e vestuário. Uma das melhores táticas na hora de se preparar para correr nos dias mais frios é o da 'cebola'. Dependendo da temperatura que o atleta vai encarar, ele se cobre com um conjunto de peças leves, que podem ser retiradas a medida que o corpo vai aquecendo, como as camadas da cebola. As roupas de tecido inteligente que mantém o corpo aquecido e seco são as indicadas. 

DICAS PARA NÃO SER VENCIDO PELO FRIO

* Não se deixe vencer pela preguiça. Estabeleça metas nessa época do ano e encare o Inverno de frente;
* Dê atenção especial ao aquecimento. Ele deve ser feito por um período maior do que está acostumado, mas em ritmo suave; 
* Use roupas apropriadas, de preferência aquelas específicas para a corrida, com tecidos inteligentes que ajudam manter o corpo quente e seco. Após treino ou prova, troque a roupa molhada por um seca imediatamente.
* Proteja bem as extremidades, como mãos e pés, por onde costuma ocorrer grande perda de calor; 

* Mantenha a alimentação balanceada; não cometa exageros! 

* Mantenha a hidratação da forma como está acostumado. Não se deixe levar pela falsa impressão de que não é necessário ingerir líquidos por conta do frio.

fonte: http://portal.rac.com.br/esportes/runner/noticias.php?id=130627&ano=/2012&mes=/05&dia=/28

Nenhum comentário:

Postar um comentário