No próximo dia 19 de junho, domingo véspera do início do Inverno 2016, acontece em Curitiba a terceira edição da Virada Climática, evento organizado pela 350.org Brasil e parceiros com cultura, arte, cinema, produtos orgânicos, bicicletada e cursos de energia renováveis. Estão programadas dezenas de atividades gratuitas para chamar atenção e mobilizar a população e autoridades para os impactos das mudanças climáticas na nossa vida e como podemos promover ações para diminuir as emissões de carbono.
A programação da Virada Climática está repleta de atividades esportivas, exposição de telas e performances culturais, muita música com bandas paranaenses, oficinas, feiras temáticas e informação sobre clima, Fracking, vida sustentável, yoga, veganismo e feira de orgânicos e de adoção de animais.
Durante o domingo, os participantes da Virada Climática ocuparão todo o espaço do Museu Municipal de Arte (MuMa), localizado no bairro do Portão. Realizada pela 350.org Brasil, movimento internacional que denuncia as mudanças climáticas, luta contra o Fracking e exige o desinvestimento em combustíveis fósseis, a Virada Climática tem o apoio da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil e pela Sustentabilidade, Fundação Cooperlivre Arayara, Rádio Mundo Livre, Repas, Mundo Vegano, Castra cão & gato e Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação Cultural.
Mais vida, menos carbono
Com a exploração e queima do carvão, petróleo e gás de xisto, as emissões dos gases de efeito estufa provocam o aumento acelerado da temperatura do planeta e tornam mais radicais as enchentes, secas e furações, além de intensificar o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar.
Nesta edição da Virada Climática, o destaque fica para a Exposição Arte Alerta, projeto idealizado pela artista plástica Lesiane Lazzaroti Ogg e que reúne telas produzidas pelo Grupo Baluarte, do Rio de Janeiro. “ARTE ALERTA é um grito de socorro às mulheres e homens que lutam pela manutenção das condições para a existência da vida no planeta Terra. De uma forma ou de outra, estas pessoas estão engajadas no combate aos interesses que colocam em risco a sobrevivência de todos os seres, incluindo a própria humanidade”, explica Lesiane.
Para esta mostra, o curador Luiz Badia elaborou uma obra especial num ato de solidariedade à campanha Não Fracking Brasil e ao movimento internacional contra as mudanças climáticas.
Serviço
Programação Virada Climática – Inverno 2016
Bicicletada Climática – Saída às 9h30 do Centro Cívico – Chegada no MuMa - Museu Municipal de Arte no Portão - Av. Rep. Argentina, 3.432
Percurso – 10 KM e 20 KM
Inscrições a partir de 10 de Junho no site www.naofrackingbrasil.com.br/viradaclimatica
(Os primeiros 100 inscritos terão direito a kit com camiseta e squeeze)
10:00 / 19:00 - Feira Vegana / Compostagem / Artesanato indígena / Atividades para crianças / Feira de trocas / Doação de animais
Manhã - MuMa
8:30 - Tai chi chuan
9:00 / 9:30 - Yoga
10:00 /10:30- Rock and Run / Contador estória / Oficina de instrumentos musicais feito com material reciclável
11:00 / 12:00 - Boxe Clássico / Banda Djoa
Tarde - MuMa
13:00 / 13:30 - Zumba
14:00 / 14h30 – Banda Lemoskine / Contador estória / Oficina Energia Solar
15:00 / 15h30 - Seminário Não Fracking Brasil / Oficina Energia Solar
16:00 / 16:30 – Sessão de cinema / Zumba
17:00 / 17h30 - Banda Rapha Moraes
18:00 / 18h30 – Sessão de cinema
Data do evento
19/06/2016
Fonte: www.mundolivrefm.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário