A brasileira Adriana da Silva mostrou regularidade na versão feminina da maratona e terminou os 42 km de corrida na primeira colocação. A medalha de ouro veio neste domingo, dia em que foi definido o novo recorde pan-americano da prova de resistência, que teve lugar nas ruas de Guadalajara, superando a marca da chilena Erika Oliveira, que terminou a prova em 2h37min41s no Pan de Winnipeg, em 1999. A campeã concluiu o percurso em 2h36min37s.
Tendo como principais adversárias a mexicana Madai Perez e a peruana Gladys Tejada, a brasileira foi constante durante as quatro voltas de 10 km do percurso na cidade. Nos dois primeiros quartos, concluídos, respectivamente, em 36min45s e 1h14min07s, a maratonista ficou no terceiro lugar.
Na segunda metade da prova, Adriana deslanchou. Mantendo o ritmo forte, a brasileira superou a peruana, que diminuiu a intensidade da corrida, assim como a mexicana, que manteve a liderança até o final do terceiro quarto.
A brasileira manteve a passada e partiu para a ultrapassagem sobre Perez pouco após os 38 km de prova. Na primeira colocação, Adriana abriu vantagem e deixou para trás a atleta mexicana, que demonstrava cansaço desde a passagem pelo trigésimo quilômetro.
Apesar do apoio da torcida, que incentivou a atleta local durante toda a prova, a distância entre primeira e segunda colocadas só aumentou. Ao cruzar o 40º quilômetro, a diferença entre a Adriana e Perez já era de 30 segundos.
Já próxima da linha de chegada, a brasileira pegou de um torcedor uma bandeira do País, com a qual ela correu os metros finais até cruzar a marca para o ouro e para o recorde novo pan-americano.
Fonte:http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/pan-americano-guadalajara-2011/noticias/0,,OI5431147-EI17730,00-Brasileira+supera+mexicana+no+final+e+e+ouro+na+maratona.html